quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

09 – a melhor cena que você já leu:

Existem cenas que não esquecemos. Parece que foram filmadas. Vemos os figurinos, ouvimos as falas e sentimos o cheiro. Mas na verdade, tudo aquilo foi lido e se passou na nossa máquina fabulosa chamada cérebro. Eu convido vocês a assistirem a cena que passa nos meus olhos quando leio a Hora da Estrela de Clarice Lispector. Espero que consigam visualizar comigo, uma releitura. É interessante que a pessoa tenha lido o livro. Existe spoiler.
Enfim, a certeza. Macabéa desce as escadas da cartomante sorrindo e se enchendo de esperança. Em outro cômodo, outro universo um escritor excitado escreve em sua máquina de escrever com velocidade feroz. Diferente de Macabéa, ele não mostrava sorrisos. mas ela sim. Sabia que era só momento de esperar. O príncipe encantado viria. Com seus lindos olhos azuis ou verdes ou talvez marrom ou preto. Ele viria. Eles se casariam, a vida perfeita. Sai da casa e que alegria o vento que percorre as faces. O escritor no outr cômodo suava e não sentia vento algum. Sabia que estava chegando o grande climax. Macabés já estava no orgasmo. Atravessando a rua como quem toca em nuvens de algodão. Ela não andava, deslizava, tamanha sua alegria. E no meio de um sorriso encantador, um som metálico, Macabea vê o céu: azul e limpo. O asfalto áspero. Expressões de horror, o céu novamente e o asfalto a abraça. Pessoas gritavam e se aglomeravam perto do mercedes dourado e o corpo de uma mulher em sua hora de estrela. Alguém coloca uma vela acesa ou seria reflexo do carro? Enquanto Macabéa encontra suas estrelas de mil pontas, o escritor no outro cômodo, em outra dimensão descansa as mãos gélidas e trêmulas. E ainda pensando nas páginas que havia acabado de criar, foi até a geladeira comer alguns deliciosos morangos.
Fim.

Um comentário:

Paty Augusto disse...

Muito bom... Realmente essa cena eu tenho plena certeza de ter assistido, mas sei que foi apenas na minha imaginação...
Essa era uma das minhas cenas que eu colocaria no meu meme... mas esse livro terá sua "Hora de Estrela" no meu meme.