terça-feira, 28 de dezembro de 2010

28 – um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu


Eu amo a vida. O direito da liberdade. Acredito que todos são iguais perante Deus e deveriam ser perante a lei dos homens. Mas as correntes racistas, preconceituosas e radicais ainda estão por aí. Hittler não inventou nada e pra mim, essa é acontestação mais assustadora do nazismo. Ele utilizou conceitos anti semitas que já existiam na época.
Quero um dia ler esse livro para entender melhor como o mal foi divulgado como a melhor saida. Saber um pouco mais para evitar um retorno. Afinal, o homem está morto, mas suas ideias ainda percorrem por aí, por lá e por aqui. Que possamos conhecer para destruir ideias que nos levariam ao mal, a destruição da humanidade. Que possamos ajudar ao próximo a ver o mundo pela ótica do bem, pela ótica de Deus, pela ótica do amor.
Colo este livro e sei que é um choque. Mas como dizem muitas famílias judaicas: "lembrai-vos p-ara não esquecer".
Que a paz esteja conosco!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

27 – se um livro tem ___, você sempre lê

Não é fácil pensar em qual livro colocar aqui e muito menos qual palavra escolher. Eu me acho muito tranquilo em ler de tudo sem preconceito. Gosto daquilo que me surpreende, me tira da zona de conforto.
Por isso decidi eleger a frase:
Se o livro tem reflexões inteligentes, eu sempre leio.


Um deles é o Homem que calculava de Malba Tahan. Com muita simplicidade, a gente vê a matemática sendo feita como magia. É uma obra impecável, surp0reendete e gostosa.
recomendado pra crianças de 8 até 88 anos.

domingo, 26 de dezembro de 2010

26 – um livro que você gostaria de ter escrito

Esse tópico me parecia ser de pura inveja até que achei o livro perfeito pra colocar aqui. Acho que todos que amam a educação gostariam de saber como fazer o aluno ler mais. Daniel Pennac escreve uma obra prima que , se não mostra a fórmula mágica, nos dá os ingredientes da poção.
Um livro indicado para todos que amam a literatura e dessa forma se tornam incentivadores das gerações vindouras.

Deixo aqui os 10 mandamentos para gostar de ler segundo Pennac

1. O direito de não ler.

2. O direito de pular páginas.

3. O direito de não ler um livro inteiro, até o

final de capa a capa.

4. O direito de reler , quantas vezes quiser.

5. O direito de ler qualquer coisa,não importa o quê.

6. O direito de acreditar nos livros (a quem sabe até ao

bovarismo) uma doença "textualmente transmissível").

7. O direito de ler em qualquer lugar, não importa onde.

8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali,pulando de livro

em livro.

9. O direito de ler em voz alta e de contar histórias.

10. O direito de não falar do que leu.

sábado, 25 de dezembro de 2010

25 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”

Essa lista foi criada por sugestões da Paty Augusto e por presentes d elivros que acabei de receber. Uma menção especial a Manu telles que me presenteou com Borra de café em homenagem ao blog Borra de Vida.

Agradeço e alguns desses já estão sendo lidos...

  1. A história sem fim de Michael Ende
  2. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres. de Clarice Lispector
  3. O vampiro Armand De Anne Rice
  4. Borra de café de Mário Benedetti
  5. Borboletas em meu caminho - esp- Marloon- Mediuns diversos

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

atualizando meme atrasado

Época de natal e a gente se perde nas nossas correrias. Mas se há um perdão que talvez cole neste meme é que eu tenho lido muito. E espero até fazer um bônus sobre os livros da vez.
Vou hj colocar os dias atrasados para continuar as atualizações as 20 horas normalmente.
Vamos que vamos!

22- Casal literário favorito
Marília e Dirceu, Dirceu e Marília. Não há muito o que falar. A trama é bem desenvolvida, o enlace é perfeito.... São dois em um. Como um bom relacionamento deve ser.
23-Uma personagem irritante
Eu confesso : a classe de personagens que colocarei aqui não me irrita. Mas eu queria divulgar esse livro. O ladrão de palavras de Marco Tulio Costa. Altamente recomendável fala sobre liberdade de expressão. Um índio e alguns cientistas começam a investigar como ciborgues ( os personagens irritantes) dominaram um povo e controlaram suas mentes. E o rosto desses ciborgues é uma televisão... Apropriados, vocês não acham?
24- Uma citação de livro que você gosta
Tomo a liberdade de usar duas. A primeira de Pequeno Príncipe. Qual citação escolher entre um livro de frases geniais? Fico com a mais clichê: "Somos responsáveis por aqueles que cativamos." E no livro Regurgitofagia de Michel Melamed tem uma frase de Rubem Braga que eu sou apisonado " Tudo que nos separava, subitamente falhou"

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

21 – um livro guilty pleasure



Henry Miller não é um autor de literatura erótica. É muito mais. Sexus, o livro que adoro dele não é um livro erótico. Não apenas isso. A trilogia "Sexus, Plexus, Nexus", que Miller chamou "A Crucificação Encarnada narram trechos de sua própria vida, embora ele negasse. Sobre seu processo, declarou: "fiz uso, ao longo desses livros, de irruptivos assaltos ao inconsciente, tais como sonhos, fantasia, burlesco, trocadilhos pantagruélicos, etc, que emprestam à narrativa um caráter caótico, excêntrico, perplexo". É um livro empolgante, uma trilogia que te prende a atenção. Sinto culpado porque vão me tachar de tarado. Mas não leio o erótico filósofico. Leio, sim a filosofia do livro que dança e namora com o erotismo. E leva ele pra cama com um consenso de todos. Inclusive e principalmente de nós, leitores.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dia 20 – um final de livro surpreendente:


Um livro empolgante. Mare Soares é uma carioca de 19 anos que começou uma trilogia que vai dar o que falar.
Imagina uma cidade francesa, a epquena Chantilly, onde as pessoas estão esquecendo suas memórias. Uma moradora passa então a escrever diários para tentar salvar seu passado. Empolgante, marcante e com um final de tirar o chapéu. Com certeza vai te surpreender. ou você vai amr, ou vai odiar. Ou vai xingar muito a autora e esperar a continuação da trilogia pra ver como se resolve ou aplaudi-la e esperar a trilogia da mesma forma.
Entre no site e garanta seu exemplar. Ou fale comigo. Tenho alguns exemplares aqui também.

www.livrochantilly.com.br

domingo, 19 de dezembro de 2010

19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto

Sei que vou perder leitores depois desse livro. É um risco. Amo essa história, amo essa mulher. Podem falar o que quiser: Uma mercenária, uma jogada de marketing fabulosa, uma puta querendo ganhar dinheiro de outras formas além de vender o corpo. Peço que vejam além. É um ser humano que no livro você entende, você se penaliza e se depara com cada burrada que ela fez e descreve com tanta coragem.
Ela não se orgulha de ser garota de programa como alguns criticam sem ler. Ela é uma mulher que no momento viu nessa a única saída. E antes de jogarmos pedra, veja se já não vendemos mais que os nossos corpos? Nossos ideiais, valores e crenças por causa de dinheiro ou sentimentos mesquinhos.
Recomendo esta leitura para meus alunos, uso frases da Bruna Surfistinha em palestras e deixo aqui esta obra como uma que mudou minha forma de pensar. Quem sabe, não mude a sua também?

sábado, 18 de dezembro de 2010

18 – um início de livro que você gosta

Ao verme
que
primeiro roeu as frias carnes
do meu cadáver
dedico
como saudosa lembrança
estas
Memórias Póstumas

Dedico este post ao grandioso Machado de Assis. Em uma época de grandes romances com início, meio e fim, divididos em capítulos espalhadaos nas edições de jornais. Machado escandalizava com seus textos, com seus livros. Memórias póstumas de Bras Cubas, talvez seja o livro com mais que bra de paradigma. Que forma melhor de descrever uma cena de sexo, senão com interrogações, exclamações e três pontinhos? Ou com um capítulo final chamado das negativas? Ou uma obra que ele não tem interesse de vender pois já está morto e por isso pode escrever o que quiser?
Mas o melhor é a dedicatória. Dedicar ao verme éescandalizar desde o início e avisar aos leitores românticos: Essa obra vai te surpreender.
Com a tinta da galhofa e a pena da melancolia, Bras Cubas é o cara. E se você não gostou, pago-te com um piparote e adeus!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

17 – uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu


Esse post poderia se chamar: As mulheres de Hogwarts. eu não poderia de mencionar Harry Potter nesse meme literário. Eu adoro todos os livros, a história, a forma que a autora prende a atenção. Mas realmente, tenho que confessar que ela me fez ficar apaixonado pelas personagens femininas.
Hermione Granger tem a inteligência que eu busco nas mulheres; Gina Weasley, a sedução necessária para me levar aonde ela quiser; Cho, no livro, mostra uma timidez cativante e até a forma que ela fica com raiva é apaixonante. E por em falar em paixão, queria ter uma Ninfadora Tonks que me amasse como só ela parece conseguir amar alguém como Lupin. E por fim, a mais encantadora de todas: Luna . A mais doida, mais engraçada, mais altista. Um sonho...
Essas são as minhas mulheres de Hogwarts. Que amo e gostaria de viver com elas. Cada um no seu momento, cada um de sua forma.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

16 – um livro que você gostou e que virou filme

É um livro que gostei e virou filme. Mas não gostei tanto do filme porque mudou muito a essência do livro.

Imaginem uma criança que não emite odor. Sim, todos nós temos cheiro. Cheiro de bebê, cheiro de suor, de medo, de amor, de qualquer coisa. Ele não. Jean Baptiste Grenouille. Além disso, ele conseguia sentir com perfeição os aromas das pessoas. Do que você comeu no café da manhã até a composição do perfume que usa. Grenouille então busca fazer perfumes que exprimam sentimentos e busca um cheiro que domine pessoas.
Um livro incrível. Uma leitura deliciosa. Leiam o livro antes de se aventurar no filme. Se tentarem fazer o contrário, dificilmente vão abrir essa obra prima.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

15 – um livro que te conforta:

A relação com a morte nem sempre é fácil. Todo mundo diz: Foi pra um mundo melhor, mas isso sempre me pareceu ser uma desculpa esfarrapada.
Afinal, a pessoa morreu.
Hoje eu vejo a situação de uma outra forma e esse livro foi fundamental.
Li há uns 6 anos e na época eu não fazia ideia do que era espiritismo e não lembro de ter ouvido nada sobre Chico Xavier. Ele era um desconhecido pra mim. Um livro que responde algumas perguntas básicas como Há vida depois da morte? Se a vida continua, para onde vai o Espírito, que sobrevive à morte?

Um livro maravilhoso , que nos traz conforto e a mudança da pergunta. Afinal, agora, eu me pergunto se realmente há morte depois da vida?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia 14 – personagem de livro favorita


Ele é o garoto mais lindo que existe. Lorinho, boníssimo, com um coração maior que o mundo. Veio com uma missão difícil pro nosso planeta: Transformar Miraflores. E ele conseguiu. Passava seu dedinho nas paredes, nas armas, no cinza e no dia seguinte o cenário era irreconhecível.
Flores, flores e flores. Elas brotavam das paredes, das armas, do teto, do chão...
E a cidade mudou de nome: Miraflores e Tistu mudou meu coração.
Amo esse menino até hoje.
Homenagem pra Marianna , Mandy!que me ensinou a amar ainda mais esse menino do dedo verde.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

13 – um livro que você gostaria que virasse filme

Essa leitura foi recomendada pela Paty Augusto e eu recomendo a todos.É um livro que dá a dimensão do trabalho espiritual feito nas regiões umbralinas. Talvez, uma demonstração que existe caridade até mesmo em locais amparados pelas trevas. Uma obra que nos ensina quem são realmente os EXUS, seres que caricaturizados por religiões ignorantes chamando essas criaturas de diabos. Onde podemos ver, depois de uma análise, que eles estão muito longe de ser essas figuras infernais.
Com uma leitura f´pacil, é uma obra esclarecedora e que poderia realmente virar um filme.
Da mesma forma que Nosso lar mostrou experiências em colônias regenedoras, poderíamos agora ter uma obra documentando as regiões com pouca luz.
Existem os seres que trabalham a direita da luz e os que trabalham a esquerda da luz. Trabalham de forma difernte, mas ambos buscam a mesma luz.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dia 12 – um livro que te faz lembrar alguém

Eu adoro esse livro. Li há muitos anos. E no meio do caminho conheci a Paty. Soube que ela gostava e um dia ao reler, lembrei dela. Lembrei que há um trecho que ela se identificou. E busquei qual foi. Foi difícil mas achei. E é de uma xará dela. Um livro que vale a pena. E lembro sempre dessa guerreira, que hoje não chamarei de Patricia Augusto. Hoje, chamarei de Patricia Samy. E espero que ela nunca esqueça de quem ela é e o que ela representa.

"
Porque essa gente me ensinou que exercer a profissão de Artista significa estar atento o tempo todo à vida! Ter os sentidos afinados para captar, todo tempo, a beleza, a miséria, o horrível, a loucura, a alegria...
E essa busca, essa atenção dobrada dos sentidos a buscar nas almas seus motivos, as suas dores, a minha própria alma buscar todas as emoções que me pudessem dar, essa busca e a sua expressão são, sem dúvida alguma, o sentido da minha vida. Assim me ensinou o teatro."

Patrícia Perrone - Confissões de Adolescentes

sábado, 11 de dezembro de 2010

Dia 11 – seu tipo de livro favorito:

Depende do dia , depende da época. Eu adoro ler romances policiais, ficção cientifica e livros espiritualistas.
Mas não ache estranho se me achar lendo Whal Withman com Folhas de Relva ou coisas que todas as meninos devem saber.
Eu amo ler e não há estilo pro inveterado.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

10 – um livro que você não terminou de ler

Antes de continuar esse mem, quero parabenizar minha amiga Paty que vem fazendo o meme de forma guerreira. É muito bom e espero que quem esteja me seguindo, a siga também e veja a opinião dela, os livros que ela leu.
Muito bom fazer esse meme!
Vamos lá agora!

Não terminei Madame Bovary . Um livro que causou muito escândalo no século XIX e até hoje é visto como um livro contra a moral e bons costumes.
O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa. A história é boa e eu pretendo voltara ler. O problema é que na época que eu lia, uma pessoa muito próxima faleceu e eu não consegui ler no estado d eluto. Acabei deixando a obra de lado. Vou voltar a ler e recomendo a todos.

Um gole de tempo

O copo está seco. Despeje seu tempo aqui comigo. Vamos fazer brindes com drinks coloridos. Rir da mcorreria alheia. Não é vagabundagem. É recuperação, pit-stop. Um segundo pra respirar no turbilhão.

Mas ninguém veio.

O copo está vazio. Seco. Relógios aceleram seus segundos. Como seria bom se eles parassem. Bombas relógios. Assim se comporta a humanidade. Correndo contra o disparador. Suicidas. E já que meu copo está vazio e o garçom está em outra. Só me resta levantar, ativar minha bomba e sair correndo em busca de felicidade. Essa é alei: Só pare na hora que explode.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

09 – a melhor cena que você já leu:

Existem cenas que não esquecemos. Parece que foram filmadas. Vemos os figurinos, ouvimos as falas e sentimos o cheiro. Mas na verdade, tudo aquilo foi lido e se passou na nossa máquina fabulosa chamada cérebro. Eu convido vocês a assistirem a cena que passa nos meus olhos quando leio a Hora da Estrela de Clarice Lispector. Espero que consigam visualizar comigo, uma releitura. É interessante que a pessoa tenha lido o livro. Existe spoiler.
Enfim, a certeza. Macabéa desce as escadas da cartomante sorrindo e se enchendo de esperança. Em outro cômodo, outro universo um escritor excitado escreve em sua máquina de escrever com velocidade feroz. Diferente de Macabéa, ele não mostrava sorrisos. mas ela sim. Sabia que era só momento de esperar. O príncipe encantado viria. Com seus lindos olhos azuis ou verdes ou talvez marrom ou preto. Ele viria. Eles se casariam, a vida perfeita. Sai da casa e que alegria o vento que percorre as faces. O escritor no outr cômodo suava e não sentia vento algum. Sabia que estava chegando o grande climax. Macabés já estava no orgasmo. Atravessando a rua como quem toca em nuvens de algodão. Ela não andava, deslizava, tamanha sua alegria. E no meio de um sorriso encantador, um som metálico, Macabea vê o céu: azul e limpo. O asfalto áspero. Expressões de horror, o céu novamente e o asfalto a abraça. Pessoas gritavam e se aglomeravam perto do mercedes dourado e o corpo de uma mulher em sua hora de estrela. Alguém coloca uma vela acesa ou seria reflexo do carro? Enquanto Macabéa encontra suas estrelas de mil pontas, o escritor no outro cômodo, em outra dimensão descansa as mãos gélidas e trêmulas. E ainda pensando nas páginas que havia acabado de criar, foi até a geladeira comer alguns deliciosos morangos.
Fim.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez


Vou aproveitar o espaço para defender não apenas um livro, mais um autor e sua obra: Monteiro Lobato. Cresci com a leitura do sítio do Pica Pau Amarelo. Com essa turma toda, aprendi muitos valores. Agora, querem poroibir Caçadas de Pedrinho por ter citações preconceituosas. Acho que antes disso, teria que proibir de colocar fotos de mulheres semi nuas em jornais e revistas que ficam expostos a todos transeuntes, inclusive crianças. Tinham que proibir músicas que defendam indecências, imoralidades e afins. Remover propagandas que ferem os bons costumes.
Depois de fazer isso podem mexer nas obras clássicas do Monteiro.
Monteiro Lobato tinha seus problemas, atrapalhou com cr´ticas duras carreiras fantásticas como De Anita Malfati, mas mesmo assim, verdade seja dita: é um dos maiores escritores que já tivemos. E vamos valoriza-lo. Que mantenha Pedrinho, Emilia, Narizinho e a turma toda nas escolas. E tenho dito!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

07 – um livro que achou difícil de ler:

Esse é o livro mais fabuloso que já li. Não recomendo a leitura dele. Não para aqueles que queiram apenas um livro desafiador. Ele é forte, te faz pensar, suga suas energias, te deixa abismado com o que existe no mal, mas esperançoso afirmando sempre que o bem sai vitorioso. Para estudiosos de ocultismo e religiões como umbanda e candombé é imprescindível essa leitura.
Mas leia sempre com calma e depois de uma oração. Um livro transformador.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

06 – capa de livro favorita


A arte está em todos os detalhes. Dos grandes e óbvios aos ínfimos e profundos. O Livro A Cabana de William Young tem um enredo interessante. Todos falavam do livro e eu optei por não procurá-lo pra ler. Não ia ler. Mas até que chegou aqui em casa e minha mãe disse que não sabia se ia ter tempo de ler. Peguei e olhei a capa. E sim, foi por causa da capa , que entrei nesse livro. Ela me chamou. A cabana velha com uma luz divina me chamou e eu abri o livro ecomecei a ler.
E não me arrependi. Uma história que faz a gente reflitir sobre nosssos atos.

domingo, 5 de dezembro de 2010

05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido

"Não deu outra! Poucos dias depois
ele sentiu sua casa tremer
logo em seguida ouviu um estalinho e percebeu tudo:
sua maçã e ele acabavam de ser colhidos do pé"


Ziraldo nos remete a um mundo fantástico como ninguém consegue fazer. Lembro desde pequeno ficar encucado com o autor que conseguia escrever coisas tão geniais. E O bichinho da maçã esteve no meu passado. Eu tinha um certo medo de encontrar o tal bichinho nas maçãs lá de casa. Mas meu medo maior era não saber o que dizer a ele se ele botasse seu rosto feliz para fora. - Oi , eu não sou o Ziraldo, mas quer brincar?

sábado, 4 de dezembro de 2010

04 - Um livro que você leu mais de uma vez

Com uma história cativante, Pedro Bloch se supera nesse livro. É uma verdadeira lição para os pais e pra crianças que assim como o protagonista Bebeto acham que nasceram com uma peça a menos.
Um livro que ensina o poder da amizade entre crianças e como isso pode transformar positivamente uma família inteira.
Teoricamente, um livro pra criança. Mas é uma obra que até hoje não sai da minha estante principal. E com um agravante: Ele nunca tem tempo pra ficar realmente empoerado.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

03 – o melhor livro que você leu nos últimos 12 meses

Esse ano passei por transformações conceituais, físicas, orgânicas, espirituais, profissionais, pessoais, acadêmicas e claro: meu cabelo caiu.

Mas me fixei em pilares: Religião, família, amigos, meu blog, muitos livros e um bom tônico capilar.
Mas em questão do livro que mais me ajudou nesse momento fênix da minha vida foi um escrito por uma médica que conta casos onde a esperança está no sorriso, nos bons momentos, nas grandes alegrias, no equilibrio, no bom senso.

Talvez a maioria não conheça, mas recomendo a leitura. O livro que venceu outros tão bons quanto, mas que no momento, este foi mais fundamental.


Histórias que curam- Conversas sábias ao pé do fogão-

Rachel Naomi remen

Ed Ágora

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia 02 – um livro que te fez chorar


Chorei muito com esse livro. Pranto compulsivo no meio do ônibus. Uma senhora sentou do meu lado, completamente desconhecida, e me deu um abraço anônimo mas confortável.
Trata-se um Diário de uma jovem, que reflete todas as dimensões de uma nova realidade apresentada pelo câncer: o diagnóstico, o tratamento e as alternativas encontradas para superar cada etapa. É um livro de superação e que me fez encarar a vida com muito mais garra. Mas é um diário real e nem sempre as pessoas estão felizes e motivadas, principalmente numa fase onde a jovem o que quer é sair, beijar uns caras e ter cabelo.
Utilizando poesias e citações de nomes como Raul Seixas, o livro é pesado mas delicioso para se pensar na transformação necessária na vida.

"No mais difícil, vou descobrir o fácil, no mais escuro, vou enxergar a claridade e no momento mais desesperador,vou sorrir, porque a faixa d eluz não vai se desfazer, porque o meu mundo tem conserto. O amor, a esperança e avida"
Andréa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia 01 – um livro que te surpreendeu completamente:

Começo esse meme que me deixa muito feliz, devido ao amor compulsivo por livros. Tentarei postar as 20 horas, todos os dias para facilitar a leitura e me disciplinar também. Vamos então ao meu mundo literário. Olho a estante repleta de livros, respiro fundo e começo a viajar nas palavras que sem dúvida constituem um pilar na minha criatividade e até moralidade.



Todos sabem que Chico Buarque é um excelente compositor, mas quando se aventurou nos livros, eu travei. Até mesmo desdenhei. Budapeste que nome estranho pra um livro. Olha essa capa doida, olha como as primeiras páginas são complexas cheias de ida e vinda.
E quando você vê está mergulhado na história, na cultura do local, se alimentando de cada sensação passada pelo personagem.
A narrativa é atraente até o fim e o livro guarda surpresas que eu não revelo nem sob tortura. Quer conhecê-las? Quer fazer parte dessa história? Leia. Acho que você pode até não gostar, mas vai te surpreender.