terça-feira, 8 de abril de 2008

Devaneios de abril...

As coisas estão piorando. Já tenho notado mas ontem foi a constatação mor. Recebi uma propaganda de um cruzeiro para universitários prometendo orgias, lindas mulheres e 4 dias de muito prazer. As fotos estavam realmente bem convidativas evidenciando o grande barco, suas acomodações e lindas mulheres agarrando homens e tomando drinks azuis, verdes e chamuscantes... Até que reparei lá embaixo , quase invisível com uma letra semi-microscópica: “Imagens fantasias. Não correspondem com a realidade. "

O que significa? Que em vez de ser um belo cruzeiro de 5 andares vai ser uma jangada ou um bote de plástico com cheiro de guardado? Que as bebidas azuis, verdes e chamuscantes nada mais são do que copos de cachaça com anilina? Que as mulheres na verdade são transformistas?
Não sei. Fiquei olhando o flyer pensando...


Realmente tudo hoje é imagem fantasia.



Fiquei pensando nas máscaras que usamos todos os dias. Alguns tem centenas. No final, não sabemos como a pessoa realmente é. Gosto muito da definição do Shrek que somos todos cebolas: cheios de camadas.
Dessa forma, não iludimos ninguém. A sociedade do espetáculo. O teatro das máscaras ou das sombras. Ou apenas fantoches baratos vendidos em camelôs.
E se quiser, continuo mostrando a teoria da conspiração. Se você toma aquele adoçante Zero Cal líquido, vire ele leia seu rótulo: “Nome fantasia. Contém caloria.”
Anúncios de cerveja e de carro botando mulheres maravilhosas do seu lado. Atletas tomando refrigerante! É tudo fantasia. Talvez eu mesmo seja uma. No final de cada texto, talvez fosse melhor terminar dizendo: os personagens são ficcionais, não tente fazer isso em casa, você não deveria ler algo de alguém que nem sabe se existe realmente.
Tudo pode ser uma farsa. Uma estratégia de marketing, o uso de uma tecnologia inovadora que você ainda desconhece...
Esse papo todo me cansou. Vou deitar na minha cama (ou na que eu acho que é) e ter os meus sonhos que cada vez mais ficam melhores que a realidade em si.

Um comentário:

Paty Augusto disse...

É... esse texto é uma triste constatação... A Fantasia hoje em dia é levada mais a sério do que a realidade nua e crua... Vivemos um constante carnaval onde dançamos sem saber com quem e esquecemos que um dia a festa acaba...
Sem contar o nosso marketing pessoal... Estamos o tempo todo vendendo a nossa imagem para conseguir um lugar ao sol no mundo dos negócios...
Pois é, Luiz... Pasárgada é o nosso lugar... eu e a Mare já encomendamos a passagem, vc vem conosco? ;)
Beijos