sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Preta velha, Preta boa vestida de branco!

Ela chegou na porta do meu quarto. Vem desde cedo, desde quando eu tinha dentes de leite. Sempre me protegeu. Vinha menos ruidosa e saia sem fazer barulhos. Raras era as vezes que eu a via. Não queria me assustar. Preta velha. Preta boa vestida de branco Hoje, ela está mais saidinha. Vem, entra falando , preparando o café!Café bom e quentinho que arrepia a costela e desce queimando. Preta velha. Preta boa! Ela que me ensinou a ver mais gente., mesmo em quarto vazio.
Ela me ensinou a olhar a natureza e rezar por equilíbrio. Quando criança, fiz muita roda mas foi com ela que aprendi a fazer um círculo e evocar os 5 elementos. Eu lá, orando e ela atrás me espiando. Preta velha, preta boa vestida de branco. Foi nos braços dela que encontrei afago depois de sair chorando da igreja. E ela me levou a passear. De mãos dadas, não tinha medo. Mas na rua , aparentava estar sozinho. Ô Preta velha por que não aparece pros moços? Devia ser timidez...
E com ela conheci orações do nordeste e dos celtas. Entendi kardec, shekinah, Sabat e esbat. Ela me ensinou a ler o alcorão, Bíblia e Tanakh e me apaixonei pelas suas semelhanças. Enquanto estudava, Preta velha, Preta boa só ria, toda orgulhosa. Mas preta velha , preta boa andava meio insistente. Ela me chamava de médiun e eu nada respondia. Por tantas devem ter sido as investidas que um dia , Preta velha preta boa foi embora com seu café quentinho. Fiquei sozinho, sim. Ela fazia falta. Mas o tempo não me deixava sofrer com isso. Trabalho e corridas e gelei meus aprenizados. Isso até me chateou por um tempo mas a bolsa de valores e o risco de desemprego não ajudavam para eu me concentrar nos ensinamentos da Preta velha.

Fiz minha vida, enfrentei caminhos ásperos e lamaçais. Nunca foi fácil. Mas até que um dia, recebi um sorriso de uma moça. Ela não é como preta velha, preta boa mas começou a falar como ela. Mas tinha algo nela mais profundo e tanto quis saber o que era, que quando vi estava apaixonado.
Moça branca, moça boa e faz um chá quentinho e gostoso. E num desses chás, apareceu Preta Velha, Preta boa! Já chegou trabalhando e preparando o café. 2 copos. Beijou a moça branca e disse nos olhos dela: - Não disse que ele ia gostar docê? E foi pra cozinha rindo em alto som. Hoje ela fica escondidinha mas aparece quase sempre. E eu enquanto não estou fazendo os deveres da Preta Velha,Preta boa estou aprendendo com a moça branca, moça amor.

Esse texto é dedicado para o amor de verdade- LYTM

2 comentários:

Paty Augusto disse...

Cultivar a espiritualidade é muito bom e fazer as pazes com o lado espiritual é abrir nossos outros caminhos: o material, o sentimental, o emocional, o profissional...
Como na natureza, também é muito importante mantermos o nosso equilíbrio e a espiritualidade é crucial para isso.
Acho que jamais serei capaz de expressar o quão feliz estou por você estar se reconciliando com esse lado.
Pode ter certeza que o amor verdadeiro te acompanha e é recíproco. Por esse motivo você jamais estará sozinho novamente!
LYTM
Paty

Luiza Callafange disse...

Essas pretas velhas pretas boas que existem por aí só têm o que que nos acrescentar!
E tenho certeza que a destinada a essa dedicatória não poderia estar mais feliz.