sábado, 19 de julho de 2008

Palavras a quem entra na faculdade:



A faculdade é uma das maiores escolas da vida. Uma escola que raramente vai te dizer o que deve ser feito e te obrigar a tomar suas próprias decisões e caminhos. Talvez por isso seja tão importante... Não importa o que você faz lá dentro: está aprendendo lições. Até mesmo ao matar aulas para ir pra praia ou pro bar há um aprendizado implícito. É também, por essa falsa liberdade, um dos lugares mais perigosos. Santas de anos viram putas em duas ou três chopadas. Pessoas fracas entram de cabeça no mundo das drogas e deste não saem mais. Nerds viram vagabundos e desleixados. O mundo se transforma completamente.
Porque na faculdade, deve se experimentar de tudo. Das aulas mais sacais de teoria do cientificismo e econometria até seu primeiro swing.
Passar pela faculdade sem que ela te provoque desejos, perturbações e fome de saber é o mesmo que ir ao espaço sideral e ficar de olhos fechados sem apreciara beleza das estrelas. Pode até acontecer mas é um baita desperdício.
Na faculdade, não aceite que seus professores estão todos certos. Indague, critique. Escolha seus lados mesmo que vá mudar depois. Ser autêntico na faculdade é o primeiro passo para quando esta acabar.
Porque sim. A faculdade acaba. E a vida espera que você esteja adaptado ao novo mundo. Mas se você se enclausurou nas suas idéias primitivas ou na opinião dos mestres e doutores, então quem vai ser você? A voz de um mundo que fala por si só. Você vai ser descartado.
Como disse, a faculdade é uma das maiores escolas da vida. Por isso, se está matriculado nela. Sorria e aproveite tudo. Vá às aulas, inclusive nas chatas, e veja o que pode fazer para elas melhorarem.
Não faça só as suas matérias óbvias. Procure aliar engenharia com música, jornalismo com meio ambiente, direito com psicologia. Novas portas do mercado estão se abrindo e seria horrível se você só soubesse entrar nos velhos portões das profissões do século XX.
Viva intensamente. E vá entendendo o que está fazendo. Amadureça na faculdade e não no mercado de trabalho. Esse último gosta de ensinar espancando. Saiba que cada gota de aprendizado pode te ser necessário quando forem beber seu suco de conhecimento. E não só com as coisas dentro da sala. Porque a partir de agora, a faculdade vai ser sua escola. Dentro de sala ou fora.

2 comentários:

Deise disse...

Eu assino embaixo.
Na faculdade já fiz de tudo e, confesso, que já matei muita aula pra ir pro bar..
O pior é perceber que aquelas aulas chatas fazem falta, e muito!
Mas também foi bom matá-las para, hoje, valorizar todas que assisto.
Emfim, faculdade é fazer de tudo mesmo, e sempre aprender com cada ato!
Beijos, querido!

Paty Augusto disse...

Totalmente verdadeiro... Palavra de quem já passou por isso e talvez nem tenha atentado para todos esses detalhes...
Deveria ter lido algo desse tipo há alguns anos atrás quando entrei na facu.
Sorte aos calouros!!!