domingo, 15 de março de 2009

Borboleta ou lagarta de asa?



Prazer, eu sou uma lagarta. Não riam. Todos nós somos. Passamos a vida crescendo e comendo vivências. Alimentando-se. E não se enganem: o alimento é abstrato, por isso nada de dizer que as lagartas ricas serão mais saciadas que as pobres.


Fomos criados nesse plano para ter um sonho: Tornar-se borboletas. Afinal, somos meras lagartas, o que mais poderíamos querer?
Mas , é tudo tão relativo... Somos tão confusos, tão indisciplinados, tão submersos nas nossas dúvidas e problemas egoístas... Principalmente as lagartas geminianas... Um horror, uma praga. Sei do que falo. Sou desta espécie.

Dessa forma, nem todas as lagartas viram borboletas. Algumas viram lagartas de asas. A maioria está na cara. Acordam falando: - Saco, hoje é segunda! Ou então, não tenho mais tempo pra isso, eu cresci, sabia? Eu evoluí... A necessidade de se auto firmar a todo instante é uma característica bem comum da lagarta de asas.

Sabe o que diferencia a borboleta de uma lagarta de asas? A primeira é borboleta. Sabe disso, sente no seu corpo. voa porque tem asas, a lagarta de asas tem duas peças incômodas nas costas... E normalmente culpa Deus, que a fez ser tão feia...

A borboleta pensa como borboleta, a outra finge ser borboleta. A borboleta entendeu o período de casulo como uma época de aprimoramento, sobrevivendo com poucos recursos até chegar em um momento maior. A lagarta de asas reclamou da miséria, pouco conheceu seu casulo e desistiu. É um verbo comum para ela.

A borboleta voa atrás dos seus objetivos. A lagarta de asas espera porque um dia as coisas vão melhorar.
A borboleta entende o mundo como algo que tende o equilíbrio com l lado bom e o mal surgindo a todo instante.
A lagarta de asas inventou o termo “ o mundo conspira contra mim”
A borboleta busca ser feliz no coletivo mas é auto suficente. A lagarta de asas acredita que precisa se prender aos outros pra buscara felicidade.

O que mais dói é que o sonho da maioria das lagartas de asas é se tornarem borboletas. E ficam esperando um dia se tornarem.
E o sonho da maioria das borboletas é... Isso depende de cada uma delas. Mas uma coisa é certa: estão todas por aí, voando, atrás dos seus sonhos.

Se você é uma borboleta, continueem busca dos seus sonhos!
Se você é uma lagarta de asas, acredite que você tem sonhos maiores e seja. Seja a borboleta. Pense como uma e viva como uma!

2 comentários:

Luiza Callafange disse...

Sabia que uma borboleta só vive por cerca de sete dias?
Por isso, que sejamos boas lagartas e teçamos o melhor casulo, desfrutemos do melhor tempo, para depois voar bem alto e ir até onde ninguém jamais foi!

Paty Augusto disse...

Ser borboleta para enfeitar os jardins do mundo...
Independente do sonho de cada um, é responsabilidade de todos tornar o mundo mais belo, melhor de se viver...
Tô tentando fazer a minha parte... mesmo que tudo que eu tenha seja a luz da ribalta ou um pedaço de giz e lousa para isso!
"Você deve ser a mudança que quer ver no mundo" (Mahatma Gandhi)
Pena que as lagartas de asas não conseguem compreender isso.
Beijos, menino!