terça-feira, 29 de abril de 2008

Filhos do Brasil



Eu nunca tinha falado a sós com Emílio. Vejo que tem uma mão mutilada com apenas dois dedos.
- O que aconteceu com você?
- Me joguei embaixo do trem.
- Você se jogou ou caiu quando estava brincando?
- - Não, eu me joguei de propósito. Estava com treze anos e queria mesmo morrer. Minha mãe me abandonou quando eu tinha seis anos, meu pai já tinha morrido. A rua me adotou, mas era muito ruim... Sem o carinho de ninguém.agora tenho 17 anos, faz muito tempo que vivo na rua, mas ainda não me corrompi: Não Roubo, não cheiro, só peço... De 20 pessoas, só duas ou três me ajudam. Agora estou aqui. Quero estudar, trabalhar, crescer, ajudar e, quem sabe, formar uma família que não tive
Seus olhos se iluminaram.
-Segunda-feira você poderá começar a estudar- garanto.
Emílio abraça a professora e beija suas mãos.
- é verdade que eu posso estudar?
E seus olhos ficam marejados de lágrimas!
Pobre rapaz, adolescente, negro sofrido. Você queria morrer porque ninguém o amava. Nós queremos gerar você de novo!

Filhos do Brasil- Renato Chiera


Esse livro é emocionante. Essa história tem vários trechos que mereciam detalhadamente um texto. Mas queria ficar no sonho. Hoje quase não escrevo. Deixo que a mente de vocês divaguem.
Façam um favor. Pensem por apenas alguns segundos no que faria vocês ficarem com olhos brilhando. Pensem, pensem mesmo. Agora comparem com o sonho desse menino. Não sei quanto a vocês, mas careço de mais simplicidade. E vocês?

Um comentário:

Paty Augusto disse...

O triste é saber que essa é a história de diversos meninos reais, espalhados pelo Brasil. E mais triste ainda é saber que nem todas elas têm um final feliz...
LYTM